Loading...
Seminário Propedêutico 2020-07-22T13:33:30+00:00

Os primeiros passos da caminhada

Todo jovem que deseja entrar no Seminário São José já tendo completado o Ensino Médio passa por um primeiro ano de caminhada. É o ano chamado “propedêutico”, ou seja, o início da caminhada formativa e de intimidade com Deus e com os irmãos.

Neste primeiro momento, os jovens seminaristas são chamados a ter paciência, como diz o lema do próprio seminário: “Omnia tempus habent” (“para tudo há um tempo”; Ecl 3, 1) e aguardar o tempo de Deus em suas vidas. Afinal, o propedêutico representa o primeiro ano de, no mínimo, oito anos de formação ao todo.

O Seminário Propedêutico

Fundado em 07 de dezembro de 2003, nas I Vésperas da Solenidade da Imaculada Conceição, por Dom Eusébio Oscar Scheid, então Arcebispo.

Inicialmente ocupava uma casa no bairro da Tijuca, mas, desde 2013, o seminário ocupa uma parte independente do prédio do Seminário São José, no Rio Comprido.

Uma casa acolhedora. Um ambiente confortável e que conduz os jovens à oração.

O Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos é a primeira etapa da formação para os jovens vocacionados a partir dos 18 anos.

Acolhe jovens que já cursaram o Ensino Médio e os insere na vida seminarística.

Geralmente, tem a duração de um ano, onde o jovem tem aulas de matérias introdutórias, como Sagrada Escritura, Catecismo, Direito Canônico e também outras disciplinas que o ajudarão a prestar o vestibular para a Faculdade de Filosofia, como Português, Redação, História e Geografia.

Além disso, são acompanhados em vários aspectos formativos. O seminário possui um padre diretor espiritual residente e recebe auxílio de padres que atuam como diretores espirituais externos. Também disponibiliza acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo para todos os seminaristas.

Aqui moram jovens que lutam diariamente contra as adversidades que a localidade lhes impõe.

Jovens dispostos a darem seu sim em uma entrega total e incondicional a Deus e à Igreja.

Jovens dispostos a viverem sua vocação e doar a própria vida em prol de todos aqueles que sofrem e que vivem nesse mundo e ainda não conhecem Nosso Senhor Jesus Cristo.

Jovens com desejo ardente no coração de se tornarem sacerdotes, padres segundo o Coração de Deus.

Jovens seminaristas. Jovens propedêutas. Jovens dispostos a viver o tempo de Deus em suas vidas.

Jovens que buscam ser padres porque querem ser pai de todos sem nunca terem tido um filho.

Jovens que buscam ser padres porque querem aliviar o fardo pesado os ombros dos irmãos e poder dizer a eles: “Os teus pecados estão perdoados”.

Jovens que buscam ser padres porque querem esquecer-se de sim para nunca mais esquecer-se do outro.

Ser padre é uma questão de muito amor!

AJUDE-NOS

EVENTOS

COMO INGRESSAR